domingo, 8 de setembro de 2013

Escolas e sistema de ensino


Eu vou ser sincera, eu gosto muito de aprender coisas novas e estou sempre com atenção nas aulas porque tenho curiosidade em aprender mais, mas não concordo com este sistema de ensino.

Eu noto (não sei se é só na minha escola) que os testes estão feitos não para ver se nós compreendemos a matéria, mas sim para saber se decorámos a matéria.
Por exemplo já reparei que nos testes em que decoro os resumos todos praticamente palavra por palavra, mesmo que não saiba o que estou para ali a dizer normalmente tenho à volta 85 - 90%.
Noutros testes onde não tenho tanto tempo para estar ali a decorar palavrinha por palavrinha eu tento perceber a matéria e depois explicar por palavras minhas (já agora, aprendo melhor assim e ocupa muito menos tempo) e tenho 60 , 70%.  É importante salientar também que nesses testes, quando os professores entregam a correção venho a reparar muitas vezes, que há respostas que eu tive errado ou incompleto, mas basicamente disse a resposta que está na correção só que pelas minhas palavras. E quando vou perguntar porque é que não tive essas respostas certas, (porque a ideia estava lá e vê-se que eu sabia) os professores dizem que o facto de eu ter usado essa ou aquela palavra dá a entender outra coisa, ou que devia ter acrescentado isto ou aquilo, porque assim dá outro sentido.
Por amor de deus. Como se eles não percebessem... É só mesmo para embirrar. E não sou só eu que digo isto. Os meus colegas também e até alguns pais. (Estou a escrever este texto e acho que não tenho assim tantos erros de gramática que não dê para perceber a minha ideia...)

Por isso sim, eu adoro aprender, mas eu acho que as escolas têm de mudar a forma como ensinam. Primeiro deviam estimular mais o interesse dos alunos. É óbvio que é um pouco difícil estar sempre concentrado e atento a tudo o que o professor está a diz durante uma hora e meia. É que uma pessoa para ali a falar umas coisas durante uma hora e meia não capta lá muito o interesse de jovens, (muitas vezes cheios de sono porque dormem poucas horas por noite) e torna-se um pouco cansativo estar sempre atento. Por isso eu acho que os professores deviam fazer com que os alunos es interessassem pela matéria. Jogos lúdicos, dizerem piadas. Cativar os alunos, porque assim é muito mais fácil aprender. Por exemplo eu aprendo muito melhor algo em que tenho curiosidade e vou pesquisar à internet, do que o que aprendo na escola. Porque eu estava curiosa e queria mesmo saber. Tinha interesse e por isso é muito mais fácil. Não é que eu não tenha interesse pelas matérias que dão na escola, algumas até acho bastante interessantes, mas é o que eu já disse, os professores deviam cativar mais a atenção dos alunos e não estar ali 1h e meia a ditar a matéria como papagaios. Porque se conseguissem cativar mais os alunos aprendiam muito melhor.
Depois nós, alunos, temos de estar o dia todo concentrados, com poucos intervalos. Estamos na escola até das 8h até às 5h só com a hora de almoço e um quarto de hora entre as aulas de uma hora e meia para descansar o cérebro. E depois quando chegamos a casa ainda temos de estudar (principalmente em época de testes) cerca de 3 horas por dia. (é mais ou menos o tempo que eu estudo por dia, porque época de testes é quase sempre. Quando acaba a primeira ronda, já está a começar a segunda. E mesmo assim só tive um 5, cinco 3 e o cinco 4). Por isso voltando ao assunto, eu acho de deviam fazer as aulas apenas com 1h e os intervalos com meia hora, pois muitas vezes aquela um quarto de hora nem dá sequer se eu precisar de ir à casa de banho, ao cacifo, ao bar, à secretaria e à papelaria tudo no mesmo intervalo. E pode parecer que estou a exagerar mas muitas vezes preciso mesmo de ir a todos estes sítios num só intervalo e depois chego atrasada à aula seguinte.
Por último acho que as notas não deviam ser tudo. Não devia haver tanto stress e pressão com as notas. Todos fartam-se de elogiar os bons alunos, mas não querem saber se esses bons alunos têm uma vida saudável, (que apesar de tudo, acho que ainda é o mais importante. Só se os valores da sociedade, estiverem todos invertidos...). Sim, porque há amigas minhas que ficam acordadas até às duas da manhã a estudar, porque têm outras atividades para além da escola e não têm tempo suficiente para estudar. Ou então outras preferem deitar-se por volta das 9h e acordam às 3 da manha para estudar. Isto todos os dias. Claro que esses são os bons alunos com nota máxima a tudo. Mas eu cá, prefiro ter a minha sanidade mental do que andar a dormir 5h por noite durante várias semanas só para ter 5 a tudo. Por isso as pessoas que parem de elogiar os bons alunos, porque é isso que querem? Acham que isso é um estilo de vida correto e próprio para se adquirir logo aos 14,15 anos? Um adolescente desta idade deve dormir entre 8 a 9h por noite, não entre 5h a 6h. Se já nem na universidade acho bem muitas pessoas também terem poucas horas de sono só por causa do estudo, quando já são pessoas por volta dos 20 anos, quanto mais ainda no ensino básico. Nem quero imanginar estas pessoas que agora no básico ficam acordadas até madrugada para estudar quando chegarem à universidade. Vão fazer então semanas e semanas de diretas seguidas... O que é... muito saudável... não haja dúvida...

Depois acho que devia contar também se o aluno anda numa atividade extra-curricular, pois acho que hoje em dia a escola a partir do 7º ano começa a ficar muito exigente e muitos jovens têm de desistir de ativades como natação, atletismo, ballet vários tipos de desportos assim como música, porque não têm tempo para tudo. E eu acho que ter atividades extra curriculares é bastante importante também para o desenvolvimento de uma criança e jovem. Nós não devemos estar só agarrados aos livros, toda a gente deve fazer algo que lhe dê prazer, deve fazer exercício pelo menos meia hora por dia, deve dormir 8h por dia.  Parece que a escola começa logo desde cedo a ensinar aos jovens um estilo de vida muito pouco saudável, com poucas horas de sono, de lazer e de exercício. Três coisas muito importantes na sanidade física e mental de um indivíduo.


12 comentários:

  1. Merecias agora uma valente salva de palmas! concorco com o que escreveste! Isto devia mudar! Tem de acompanhar os tempos, tem de evoluir, para criarem cidadãos melhores

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão e também concordo Romanov. Grandes verdades foram ditas! Já tive de desistir de algumas atividades e sempre que me perguntavam dizia que era por causa da escola. As pessoas ficavam indignadas, mas é verdade, não podemos ter mais atividades se quisermos estudar. Não há tempo para tudo, mas devia.
    Eu este ano (9º) tirei oito 5, quatro 4 e um 3. Sinceramente, não estudo muito. Não passo horas agarradas aos livros nem acordo mais cedo (durmo bastante). Tento levar uma vida saudável. Quer dizer, quero ter boas notas, mas como tu dizes quero ter sanidade física e mental.
    Na minha antiga turma havia muita inveja e como sempre acabávamos por ser marginalizados, por termos melhores notas.

    ResponderEliminar
  3. Eu durmo cerca de 10 horas por noite e consigo tirar boas notas. Não fico a estudar até às duas da manhã. Basicamente organizo o meu estudo e nunca estudo para além das 8 horas, porque depois baralho tudo.
    Mas concordo quando dizes que nos testes temos de ir com a matéria decorada. Este ano a história mudei de professor no segundo período, e foi um desastre, porque ele não dava apontamentos, por isso tinha de me desenrascar. Desci um bocado a nota dos 80% ali na casa dos 90% para os 70%, tudo porque as palavras dele é que eram corretas. Então se ele não dava resumos? Os livros de história são dos piores. É textos gigantes e alguns deles que não interessam.
    Digo-te, este ano tirei uns três cincos e foi injustiça do pior porque merecia mais, mas tá bem, eu nem vou comentar. O engraçado é que ouço os meus colegas a dizer que estudo o dia todo para ter as notas que tenho. Mentira, estudo umas três horas, embora houvessem disciplinas a que estudava seis horas por dia...

    Resp: Vais conhecer gente nova. Vou para o 10º, e tu?

    ResponderEliminar
  4. Resp: Também ando na música e é sempre à noite. Aulas e ensaios e tira-me muito tempo, porque para além das aulas tenho de treinar em casa. Mas mesmo assim nós vencemos, sabes porquê?
    Porque temos atividades e conseguimos ter boas notas :)
    Ahah, vamos para o mesmo ano, que área escolheste?

    ResponderEliminar
  5. Resp: Humanidades, acho que ainda não vi ninguém da blogosfera que vá para humanidades

    ResponderEliminar
  6. Eu já estou no 12ºano e já desisti várias vezes de atividades extracurriculares para estudar, a minha média interna é de 17,8; claro que tenho de estudar, mas também é bom sair com amigos, mas muitos dos meus colegas para terem uma média de 18,6 e assim mal saiem de casa... Eu tenho uma colega minha que a biologia consegue dizer as definições tal e qual como no livro, eu não consigo memorizar aquilo tudo, é imensa matéria e eu só costumo estudar antes dos testes. E no 9º uma rapariga da minha turma conseguia dizer tudo conforme estava no livro! Mas elas não costumam tirar assim altas notas, os professores até lhe ralham, porque não querem que elas despejem o livro nas respostas e que só é necessário colocar o essencial.

    Acho que falaste muito bem! O meu professor de matemática faz longos discursos sobre como se deve estudar, ele diz que não se deve mecanizar, mas compreender.

    beijinhos,
    http://dressedrock.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Dava-te nota máxima, porque tudo aquilo que tu aqui disseste é exactamente aquilo que eu penso!
    Não tiro nem acrescento nenhuma palavra.
    Sabes que quem tem o queijo e a faca na mão não somos nós alunos, por isso, e por mais que a revolta se desenvolva em nós, temos na mesma de apresentar boas notas, porque é realmente isso que importa. Agora, se temos uma vida minimamente sociável, com os nossos amigos e família, isso já não me parece importante da maneira que o ensino português está!
    Entrei para a universidade este ano e sei que me espera dias e dias presa em casa a estudar, por mais que reclame, tenho que o fazer, porque se só bastasse a minha opinião para modificar todo este tipo de ensino, acredita que já não havia dias e noites de estudo!
    A vida é algo importante e que não deve de ser dispensada por nada!

    ResponderEliminar
  8. Sei que já venho (muito) atrasada, mas mais vale tarde que nunca :b Muito obrigada pelo selinho que deste-me há uns meses atrás, foste uma querida :) E desculpa a demora, tenho andado um pouco ausente :s
    Quanto ao texto que escreveste, concordo plenamente com tudo que acabaste de dizer. A vida é demasiado curta e, hoje em dia, acabamos por desperdiçar o nosso tempo todo e as nossas preocupações com os estudos!

    ResponderEliminar
  9. Concordo a 100% ! Eu andava na natação e tive de desistir. Acho que é exagerado a quantidade de trabalhos de casa de os professor marcam, principalmente no secundário. Já cheguei a ter de fazer 6 páginas cheia de exercícios de matemática para o dia seguinte, com mais trabalhos de casa de outras disciplinas também claro. No 11ºano eu tinha aulas das 8:30h às 18:00h praticamente todos os dias, o dia em que saía mais cedo era à sexta, saía às 16:00h. Como é que é possível uma pessoa consegui fazer tudo?! Eu chegava a casa Às 19:00h, sensivelmente. Tinha uma hora para fazer os trabalhos de casa, depois ia jantar (à pressa)e das 20:30h às 23:00h estudava. Agora perguntas-me se conseguia fazer isto tudo. Não, claro que não! Com tantos trabalhos de casa ninguém consegue. Praticamente todos os meus colegas faziam os trabalhos de casa nos intervalos e na hora de almoço, ou seja, o nosso cérebro NUNCA descansava. Para não falar em decorar. Tenho alguns professores que só aceitam exatamente como está no livro, se tento fazer o que tu fizeste: escrever pelas minhas palavras levo logo com um zero. Eles não percebem que isso não desenvolve a mente do aluno? Se nós temos de decorar apenas, vai chegar a um momento em que nós nem um texto conseguimos redigir sem ajuda. é simplesmente ridículo. Por isso, acho que o sistema de ensino devia ser retificado!

    ResponderEliminar
  10. r. Verdade! Agora que passei para o 12ºano dizem que a minha vida vai ser mil vezes melhor, pelos vistos vou ter todas as tarde livres. :D

    ResponderEliminar
  11. Como eu te compreendo! Concordo plenamente :)

    ResponderEliminar
  12. Concordo! Eu logo no 8º ano desisti da natação e das aulas de viola por causa da escola! *

    ResponderEliminar

Não te acanhes. Dá a tua opinião. Adoro saber a opinião dos outros :)