terça-feira, 23 de julho de 2013

Discussões

Hoje houve outra vez uma discussão e sinceramente estou a ficar farta da atitude da minha avó e do meu tio.

É assim o meu tio e a minha tia separaram-se quando a minha prima tinha 4 anos. E a minha tia não escolheu o melhor momento para se divorciar, pois na altura em que ela o anunciou o meu tio estava a passar por uma fase muito complicada, pois tinha-se acabado se saber que ele tinha uma doença muito grave e não se sabia se ele ia sobreviver (embora houvesse 95% de hipóteses de ele sobreviver).

 A partir dessa altura o meu tio e a minha avó ganharam-lhe um ódio de morte e embora isto já tenha passado há 5 anos eles ainda continuam a dizer mal dela. Eu não quero tomar nenhum partido, pois eu sei também como o meu tio tratava a minha tia, chegando-lhe a chamar monte de mer* só porque ela às vezes se enganava a fazer qualquer coisa.

 Mas o que me enerva é que apesar do tempo todo que já passou eles ainda continuam a armar-se em vítimas e a dizer todo o mal que conseguem dela para a minha prima, que agora tem 9 anos.

Uma coisa horrível de se fazer que o meu tio fez à minha prima no inicio da separação, quando ainda todos viviam na mesma casa foi: o meu tio estava com a minha prima, que naquela altura tinha 5 anos, no sofá  a brincar e o meu tio pergunta-lhe se ela gosta mais do pai ou da mãe. Como é óbvio e é assim que tem de ser ela responde que gosta igual dos 2. Pois não há razão para gostar mais de uma nem do outro. Então depois de a minha prima ter respondido isso o meu tio disse: " Ai é?? Então não falo mais contigo." E a minha prima queria continuar a brincar com o pai, mas o meu tio só dizia "Não falo mais contigo. Acabou a brincadeira" Então a minha prima lá acabou por dizer, porque tinha apenas 5 anos, que gostava mais dele do que da sua mãe.  Eu assisti a isso e achei horrível o que ele tinha feito logo no momento em que vi e nessa altura tinha só 9 ou 10anos.



Eu acho que eles estão a fazer é super incorrecto e nem consigo imaginar o quão horrível isso deve ser para a minha prima pois ela não teve culpa do que se passou entre eles e não ter que estar sempre a ouvir mal da mãe e da familia materna. Além disso o facto de eles estarem sempre a dizer dizer da sua mãe, dizendo que ela não é boa mãe para a minha prima e coisas assim, leva a que a miúda possa também ganhar um certo ódio por a sua mãe e por isso ser mal-educada para ela. Vindo depois contar ao pai que a mãe lhe dá estalos na cara. O mais surpreendente é que ninguém pergunta qual foi o motivo do estalo, começam logo todos contra a sua mãe, o que ainda deve deixar a minha prima com mais força para continuar a ser mal educada para a mãe e assim levar ainda mais estalos. Então uma vez quando a minha prima se estava a queixar para o meu tio eu perguntei-lhe, sem ser agressiva se ela tinha feito alguma coisa para  mãe lhe bater e ela respondeu que lhe tinha chamado um nome muito feio.

O que o meu tio devia fazer esta isto, em vez de começar logo a dizer mal da minha tia para a minha prima era saber qual foi o motivo de a minha tia ter feito isso e depois se achasse que esse motivo não era razão para bater ou se acha até que bater não é a melhor solução, então aí conversava com a minha tia como uma pessoa adulta dizendo-lhe a sua opinião e conversava com a minha prima explicando-lhe que não se deve desobedecer à sua mãe.

 Outra coisa é que quando eu os confronto com isto e digo-lhe a minha opinião eles dizem que é mentira e que nunca dizem mal de ninguém e que aliás quem diz mal deles é a minha tia e a sua família.


No outro dia fui com eles à praia e como já era de esperar eles tiveram que falar nisso. Começaram a dizer que a mãe da minha prima e a sua família os odiavam (estão sempre, mas sempre a fazer-se de vítimas) e começaram a gozar coma a avó materna da minha prima, rindo-se e chamando-lhe "500 quilos de carne furiosa" porque ao que parece ela é um pouco gorda e com a tia materna da minha prima chamando-lhe "pisca-pisca" ainda não sei bem porquê. Como é óbvio a minha prima não gosta desse tipo de brincadeiras e por isso não disse nada. Então o meu tio começou a dizer que ela tem que aprender a criticar a família do lado da sua mãe, porque ninguém é perfeito e coisas desse género. Eu acho perfeitamente normal que a minha prima não queira dizer mal da sua família materna nas costas. Se o meu tio tem alguma coisa para lhes dizer devia era dizer na frente

Depois, como consequência de isto tudo, estão sempre a haver discussões cá em casa entre mim a minha avó, porque eu não tenho paciencia, quando ela me vem com o discurso de vítima de que a minha tia é horrível e ela e o meu tio é que são os coitadinhos e então essas conversas acabam sempre por correr mal. Eu não me consigo conter e acabo sempre por dizer o que penso e depois a minha avó diz que eu sou uma víbora e uma cascavel por estar a defender a minha tia e começa-se a armar em vítima a dizer que todos odeiam o meu tio.
Não é que eu esteja a favor  da minha tia, porque acho que o que ela fez também não esteve bem, mas também não apoio o meu tio com este tipo de atitudes. É só isso. Não estou a favor nem contra nenhum dos dois. A única pessoa que eu estou a tentar ajudar é a minha prima, que parece ser a pessoa mais esquecida no meio desde conflito. Não sei se a minha tia diz mal do meu tio para a minha prima, mas sei que o meu tio também não está a ser bom pai, fazendo isto à minha prima.

Não sei se alguém teve paciencia para ler isto tudo, mas precisava mesmo de desabafar.
Qual é a vossa opinião? Acho que estou a agir corretamente?

9 comentários:

  1. Claro que estás.
    O que o teu tio esta a fazer é mau porque assim a tua prima ainda odeia a mãe e isso é muito mau.

    ResponderEliminar
  2. E eu a pensar que a minha família me dava dores de cabeça até mais não...
    Fogo... isso é tão mau! É indescritivelmente mau!!
    Vai ter repercussões para o resto da vida da criança, que pode perfeitamente passar de uma criança que mesmo na questão do divórcio podia mesmo assim ser feliz e não levar a cometer os mesmos erros dos pais (que é o que acaba por acontecer) os meus pais estão juntos à mais quase 30 anos, mas vivi sempre com eles a discutirem, ainda hoje!! E muitas vezes dou por mim a discutir com o meu "moço" tal como eles fazia... Não dá para evitar, fica preso no subconsciente!
    Acho que és MUITO corajosa por dizeres o que pensas!! É uma característica que leva a que muita gente se vire contra mim, mas achas que isso me importa? Virem-se, matem-se, mas não vou engolir sapos e e viver miserável comigo mesma?

    Muitas vezes se não digo o que acho, até tenho pesadelos com isso!!

    Oh pah, a atitude do teu tio é tão, tãooo infantil... ele está a ser um PÉSSIMO pai! Não tem consciência disso?! A tua prima não tarda vai andar enfiada em psicólogos!!!

    Quem me dera poder fazer algo para ajudar... Essa situação é horrivel... Tens de ser o maior apoio da tua prima, dizer que o pai está magoado e diz coisas feias, não é por mal, mas não está a pensar como deve de ser... Que um dia vai ficar tudo bem e pode desabafar contigo sempre que quiser... Mas é algo tão indigno o que a tua prima tem de viver... :´(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh. Obrigada. Eu tento ser o maior apoio dela, acho que sinceramente é em mim que ela mais confia e diz como se sente. Mas de certeza que o meu tio nunca vai querer que ela ande em psicólogos. Quando ele tinha acabado de se divorciar, a minha avó sugeriu que ele fosse para um, mas ele disse que não, porque odeia psicólogos pois eles passam o dia todo sentados sem fazer nada. Acho que ele acha que os psicólogos é para malucos.

      É verdade é mesmo algo indigno. Eu também gosto sempre de dizer o que penso, mas agora só digo à minha avó, ao meu tio já não. Desde que eu fui com ele de férias uma vez e lhe disse tudo o que pensava, ele tratou-me horrivelmente. Tratou-me como se eu fosse uma intrusa e não me sentia bem em estar com os outros, pois estava sempre a chamar-me nomes e começava a dizer que eu já tinha planeado tudo para as férias correrem mal e era mentira. Eu nessa altura tinha só 12 anos e a minha mãe não veio connosco (ela e o meu tio não se dão , por causa do feitio dele) por isso eu fiquei mesmo sozinha e com todos contra mim. Ligava à minha mãe a chorar, mas ele não gostava que eu falasse ao tlm por isso eu tinha de ligar às escondidas e andar a enviar mensagens à minha mãe para ela não perceber. è horrivel. Também não consigo compreender a infantilidade do meu tio.

      Obrigada pela tua preocupação, mas não podes fazer nada. O teu comentário já me ajudou muito, pois como tenho sempre todos contra mim a dizer que eu sou uma malvada, às vezes até eu fico na dúvida se estou a fazer o mais certo.

      Eliminar
  3. O meu pai também achava que psicólogos é para malucos, até ao dia em que fui internada com um esgotamento nervoso e depressão nervosa... Mas mesmo assim ele não aceita que também precisa de um...
    Ao dizeres o que sentes e te humilharem, nem vale a pena estares a gastar a tua voz! Já disseste uma vez, pronto... Também temos que aceitar infelizmente que há pessoas com um intelecto bastante inferior ao nosso, e se te puseres a discutir com um burro, como ele sabe mais de burrice que tu, vai-te ganhar... Nem vale a pena...
    A minha família também sempre me criticou muito, e não eram tios, era mesmo os meus pais e os meus avós, e houve uma altura em que até pensei em coisas malucas porque já não aguentava mais, pois era mal tratada na escola, e era mal tratada em casa... Foi uma época de infelicidade extrema na minha vida... Pois ouvires essas coisas das pessoas que conheces desde que nasceste dói muito, e se já dói ouvires de pessoas que não conheces de lado nenhum, mas podes aprender a controlar, com a família é muito doloroso... A minha avó chamava-me "diabo em pessoa" e o meu pai dizia que eu nunca ia ser ninguém na vida... A minha mãe dizia que eu era um desgosto... Eu sai de casa várias vezes e sempre tivemos uma relação complicada... ainda hoje que tenho casa própria e só falo com eles ao telefone discutimos de vez em quando, mas já nos damos incomparavelmente melhor do que antes... Quando nos tornamos adultos e mostramos o nosso valor, eles já falam de maneira diferente... Vais ver...
    Claro que isso não engloba o teu tio! Que a não ser que lhe aconteça algo que o faça ver o mal que está a provocar ao virar as pessoas umas contra as outras, passe por uma experiência que o faça abrir os olhos... não há cura para a estupidez...
    Se precisares encontraste aqui uma "Jovem Atrapalhada" que está disposta a ouvir-te sempre que precisares, pois muito do que relatas aqui no teu cantinho eu já passei ;)

    ResponderEliminar
  4. Há pessoas tão convencidas e orgulhosas que não admitem que precisam de ajuda.

    Pois eu sei que não vale a pena discutir com um burro, ainda por cima arrogante e infantil, o problema é que não consigo ficar indiferente a esta situação com a minha prima. Tenho que aprender a deixar de preocupar e a conseguir perceber quando é que eu não posso fazer nada e afastar-me por mais que me custe.

    A minha mãe também me critica muito. Está sempre a dizer que se soubesse que ter filhos era assim nunca teria tido. Eu nunca me posso enganar a fazer algo ou deixar alguma cair sem querer que ela fica logo toda chateada. A minha avó muitas vezes chama-me "víbora" e "má como as cobras"...

    Obrigada pela tua preocupação :)Só quem já passou ou está a passar é que sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso que a tua mãe diz não é decente... Tenho muita pena que tenhas de viver assim :(
      Já sabes o meu contacto se quiseres desabafar, até por cartinhas se quiseres, que eu dou-te a minha morada... Eu consigo desabafat muito melhor em papel e caneta, além de que é mais seguro do que via net em que está tudo controlado por terceiros... :)

      Eliminar
  5. Bom tinha de responder a isto então é assim se assistes a este tipo de coisas e já os confrontaste e eles te desmentiram e ainda por cima viraram o bico ao prego então para esse lado esquece não há nada a fazer fingimento e pessoas hipócritas o melhor é ignorar, quanto há miúda se poderes vai lhe explicando sempre as coisas e mostrando o lado certo é provável que ela precisse de ajuda psicológica para que não seja uma pessoa revoltada expõe essa ideia se não admiterem esquece de novo e fala tu com ela aos poucos e tenta-a desviar para outro lado sempre que começam com estas conversas.beijinho e felicidades :)


    vagueios-devaneios.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que eu tento fazer :) Obrigada pela preocupação.

      Eliminar

Não te acanhes. Dá a tua opinião. Adoro saber a opinião dos outros :)